Você tem um plano de saúde e acha que está pagando muito caro?
Está descontente com o reajuste do seu plano de saúde em Santo André?
Realmente os planos de saúde têm tido um reajuste alto nos últimos anos, vamos te ajudar a entender como isso funciona.
Os custos dos planos de saúde, seja em Santo André ou em qualquer outro lugar, estão cada vez mais altos, mas como ficar sem o plano de saúde? Já que o nosso sistema público de saúde é um caos e um tratamento particular é quase impagável.
Vamos entender como funciona e o que podemos fazer para tentar diminuir os custos com o plano de saúde, principalmente em Santo André.
Os reajustes dos planos de saúde individuais têm ficado, nos últimos anos, muito acima da inflação. Para nós, clientes, é um reajuste altíssimo, mas as Operadoras e Seguradoras, consideram baixo.
As Operadoras alegam que as mensalidades dos planos de saúde individuais não são suficientes para cobrir os gastos relativos ao uso dos planos de saúde e não acompanham a inflação médica, que é calculada de acordo com vários fatores, como custo de novos medicamentos, materiais cirúrgicos (muitos importados) e implementação de novas tecnologias. Isso pode prejudicar a saúde financeira das Operadoras.
Os planos de saúde individuais são os únicos que têm reajuste estipulado e limitado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), por esse motivo, as Operadoras e Seguradoras não têm interesse em comercializar esse tipo de plano de saúde.
O uso desnecessário dos planos de saúde também pode agravar os custos, muitas pessoas pensam em usar o plano para fazer valer a pena o que pagam, mas esse é um pensamento que pode prejudicar a todos os usuários, pois todos temos que pagar essa conta. Por isso, muitas Operadoras fazem campanhas para o uso consciente do plano de saúde.
Outro fator que prejudica, e muito, os custos altos, são as fraudes. As fraudes são cometidas tanto pelos usuários dos planos de saúde, quanto por médicos, laboratórios e hospitais.
O usuário comete fraude quando, por exemplo, solicita reembolso superfaturado, quando empresta a carteirinha a alguém ou quando omite informações sobre a sua saúde no momento da contratação do seu plano de saúde.
Muitas Operadoras de planos de saúde em Santo André têm um controle rígido de combate a esse tipo de fraude.
O médico, o laboratório ou o hospital cometem fraude quando pedem exames em excesso, quando recomendam procedimentos desnecessários, faturam procedimentos que não foram feitos e quando superfaturam medicamentos e materiais utilizados nos tratamentos.
Mas aí você pergunta, como eu, simples mortal, que não sou da área da saúde posso ajudar a diminuir isso? Todos nós devemos sempre questionar a real necessidade dos pedidos de exames e de procedimentos, talvez até pedindo uma segunda opinião médica diante da dúvida, já que estamos entregando nossa saúde a esses profissionais.
Temos um exemplo disso: nós temos, em nossa Corretora, um cliente de plano de saúde em Santo André, que nos relatou a seguinte situação: a esposa desse cliente foi ao ginecologista para uma consulta anual.
Esse profissional pediu a ela que fizesse um Papanicolau. Ela questionou se ele já não deveria pedir uma mamografia e também exames de controle hormonal, já que ela estava próxima da menopausa.
Na consulta, que só durou 10 minutos, o médico disse que só pediria esses exames depois de ver o Papanicolau e esse médico pediu que ela retornasse com o resultado do exame somente no mês seguinte.
No mês seguinte ele pediu a mamografia e no outro mês os exames de sangue. Em resumo, esse médico fez 3 pedidos de exames diferentes em 3 consultas separadas, uma por mês, para ele poder ganhar 3 consultas do plano, já que o retorno, se for feito antes de 30 dias, não é pago pela Operadora. São situações como essa que podemos ajudar a evitar, questionando o profissional.
Mas, na prática, o que posso fazer para diminuir o custo do meu plano de saúde em Santo André agora?
Vamos lá, dá para diminuir o custo do seu plano de saúde sim, uma sugestão é você trocar o seu plano de saúde atual, com algumas mudanças na contratação do seu novo plano.
Temos 5 dias para te ajudar nessa escolha:
1 – Compare os preços. Peça para um Corretor de Seguros, especialista em plano de saúde, de preferência em Santo André, fazer uma análise do seu plano atual.
Provavelmente, quando você contratou o seu plano, essa Seguradora era a mais barata, porém, com o passar dos anos, as Seguradoras variam muito de preço.
Como nossa Corretora tem muitos anos de mercado, já vimos a Bradesco Seguros, por exemplo, ter o plano de saúde mais caro do mercado, mas no ano seguinte, a Bradesco Seguros era a mais barata para novas contratações, isso já aconteceu com a Amil, com a Sulamérica, etc.
Então compare os preços e mude para a que estiver mais barata no momento. Fique ligado nas carências, dá para mudar de plano de saúde sem cumprir novas carências ou reduzindo as carências. Um corretor especialista pode te ajudar.
2 – Procure um plano de saúde em Santo André com coparticipação. No plano de saúde com coparticipação, você paga uma mensalidade mais barata e paga uma taxa por cada procedimento, mas somente quando utilizar o plano.
Se você não tem um problema de saúde que exija muitas terapias ou acompanhamento mensal de consultas e exames, essa pode ser uma boa opção.
Dependendo da Seguradora, o custo da coparticipação é limitado a um determinado valor, com essa limitação é possível prever os gastos extras, sem muitas surpresas.
3 – Reembolso. Analise qual é o valor de reembolso do seu plano de saúde atual e tente contratar um novo plano com reembolso menor.
Muitas vezes, com uma Seguradora que tenha uma boa rede de atendimento no plano de saúde em Santo André, você consegue priorizar o atendimento na rede credenciada, não precisando solicitar reembolsos.
4 – Rede de atendimento. Faça uma análise detalhada da rede de atendimento do seu plano de saúde atual e confira se realmente você precisa ter todos esses Hospitais na sua rede.
Liste os Hospitais que você faz questão de ter e peça para um Corretor especialista comparar com outros planos, talvez o custo diminua se você tiver um plano de saúde que priorize os Hospitais de Santo André, por exemplo.
5 – Contrate um plano Hospitalar. Se a sua maior preocupação é com uma possível cirurgia, internação ou UTI, talvez seja uma boa opção você contratar um plano de saúde somente com cobertura Hospitalar em Santo André.
Temos muitos clientes que preferem pagar as consultas e exames no particular, já que esses procedimentos não são tão caros, se comparados a procedimentos hospitalares, como uma cirurgia, por exemplo.
Contratando um plano de saúde Hospitalar você não terá direito a consultas e exames, mas estará coberto no caso de internação, seja para cirurgia ou para qualquer outro tratamento, desde que exija alguma internação hospitalar. Esse tipo de plano costuma ser 40% mais barato do que o plano de saúde completo.
O assunto plano de saúde é bem mais complexo que isso, abordamos aqui algumas situações comuns, mas lembre-se sempre de consultar um Corretor especialista devidamente cadastrado na SUSEP e com experiência de mercado, esse é o profissional que vai poder te orientar, afinal, saúde é assunto sério.
Se você precisar tirar suas dúvidas ou fazer consultas sobre o seu plano de saúde de Santo André, é só entrar em contato conosco, teremos prazer em te ajudar.