PLANO DE SAÚDE HOSPITALAR

O Brasil tem passado pela pior crise sanitária dos últimos 100 anos e a procura por garantias nos serviços de saúde nunca foi tão grande. Sabemos que contratar um plano de saúde para toda a família pode parecer uma possibilidade distante para boa parte dos brasileiros. Compreendendo que a crise no sistema de saúde não acomete apenas esse segmento, mas também a grade econômica do país, a situação geral de todas as pessoas beiram a preocupação e busca por meios possíveis para cuidados pessoais e familiares. É por isso que o “Plano de Saúde Hospitalar” está entre as opções de ter um plano de saúde com custo reduzido.

Se preferir, veja nosso vídeo sobre o assunto

Este plano de saúde não tem toda a cobertura que o convênio médico comum tem, mas em compensação é bem mais barato. Como é um plano de saúde que oferece uma quantidade menor de serviços que o convênio médico convencional, ele tende a ser muito mais barato, mas, mesmo assim, ainda não é tão popular no Brasil. Dessa forma o Plano de Saúde Hospitalar pode ser uma boa opção para quem não tem interesse em contratar um plano de saúde completo ou mesmo para quem se preocupa com os altos custos de uma internação hospitalar, mas prefere pagar por eventuais exames ou consultas.

Hoje em dia ainda são poucas Operadoras que possuem esse serviço mais focado na internação e é até um pouquinho difícil de encontrar, mas a tendência é que ele se popularize cada vez mais sendo uma forma mais em conta de se proteger dos problemas mais graves.

De forma direta, o plano de saúde Hospitalar cobre: Cirurgias, tratamentos de emergência, internação sem limite de dias e exames, (mas apenas os exames voltados à internação), então se você precisa fazer uma cirurgia cardíaca, o plano de saúde hospitalar vai lhe garantir acesso à internação e aos exames para saber se a cirurgia pode ser feita com segurança, um leito para a recuperação e tudo mais que precisar. Se houver uma emergência, um acidente ou algo assim, pode ficar tranquilo que você estará assegurado, pois o Plano de Saúde hospitalar também cobre serviços e consultas de urgência.

Outro ponto relevante a ser mencionado é que as carências do plano de saúde hospitalar são as mesmas de outros planos de saúde tradicionais. Ou seja, não contam as carências de exames e consultas, pois ambos não estão cobertos por este plano de saúde hospitalar. Alguns destes dados podem ser encontrados aqui no Blog, nas cartilhas da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, mas você pode consultar e esclarecer dúvidas com algum de nossos corretores de planos de saúde.

QUAIS SEGURADORAS OFERECEM O PLANO DE SAÚDE HOSPITALAR?

Dentre as poucas empresas que oferecem o plano de saúde hospitalar, e ainda assim de maneira fragmentada estão a Bradesco Saúde e a SulAmérica. Ambas possuem Planos de Saúde Hospitalares disponíveis, contudo, não realizam esse tipo de contrato com pessoas físicas, optam, portanto, em vendê-los apenas através de planos de saúde empresariais ou planos de saúde coletivos por adesão.

Para saber mais sobre como a Bradesco Saúde e a SulAmérica trabalham e como seriam esses contratos de plano de saúde, por favor, entre em contato com a gente, será um prazer te ajudar com a contratação do seu plano de saúde hospitalar.

O QUE O PLANO DE SAÚDE HOSPITALAR COBRE?

Em algumas situações o Plano de Saúde Hospitalar cobre exames e procedimentos (como fisioterapia ou quimioterapia). No entanto, a cobertura desses procedimentos só é assegurada desde que estejam relacionados a alguma cirurgia, por exemplo: a pessoa teve câncer e precisa de quimioterapia. Isto é, a partir da realização de alguma cirurgia a pessoa tem a necessidade/obrigatoriedade de realizar a quimioterapia, então nesse caso ela terá cobertura de quimioterapia no plano de saúde hospitalar, mas se ela não fez nenhuma cirurgia, a quimioterapia não estará coberta. Há outras diretrizes em relação a direitos, garantias e vantagens ofertadas neste plano de saúde, por isso, uma boa dica é procurar nossos corretores. Eles te passarão informações gerais sobre questões específicas sobre o que foi abordado aqui, mas, também sobre outros detalhes, como temas de interesse gerais, por exemplo, para gestantes, recém-nascidos, hemodiálises entre outras especificidades.

No caso da enfermaria e apartamento, fique atento, você pode escolher pela acomodação entre um e outro. Lembrando que a enfermaria apresenta menor privacidade, mas, em contrapartida, tem um valor mais acessível. Já o apartamento possui melhor privacidade, contudo o valor é maior. Nesse quesito caberá a cada um escolher o que for melhor.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Para que possamos entender melhor o plano de saúde hospitalar, vamos explicar de forma mais nítida. Hoje somos assegurados por algumas particularidades dentro do plano de saúde, correto? Entre elas podemos citar algumas para que tomem conhecimento:

· Plano de saúde com cobertura ambulatorial: cobre exames, consultas e terapias, contudo não cobre a internação em hospital. Em casos de emergência, o beneficiário poderá ficar internado por, no máximo, 12 horas. Na situação de necessidade por ampliar o tempo de internação, o cliente terá de arcar com os custos ou ser encaminhado ao SUS. Já no caso de uma cirurgia, a internação não será coberta.

· Plano de saúde hospitalar: aqui o cliente tem a garantia de internação em hospitais conveniados sem limites de dias. Contudo, o plano de saúde hospitalar não cobre consultas e exames que estejam fora do período da internação.

· Plano de saúde ambulatorial + hospitalar: é a junção das duas coberturas. Com isso, esse plano de saúde garante consultas, exames, terapias e internações sem limite de dias. A internação poderá ser feita em apartamento privado. E poderá ser com ou sem obstetrícia.

· Plano de saúde referência: Abrange consultas, exames, internações e outros procedimentos médico-hospitalares. É importante salientar que neste caso a internação é em enfermaria (quarto coletivo).

Tendo em vistas essas opções que o Plano de Saúde oferece, você poderá escolher o que se encaixa melhor no seu perfil e suas necessidades pessoais ou coletivas, caso queira um plano de saúde familiar.

Com foco sobre custo x benefício e com chance de assegurar situações urgentes e emergências, o Plano de Saúde Hospitalar adentra a caderneta de possibilidades a fim de garantir menos dor de cabeça com contas no fim do mês e a certeza de estar seguro caso algo lhe aconteça.

É importante deixar bastante transparentes suas vantagens e possíveis desvantagens para que você se sinta confiante e possa garantir que escolheu o Plano de saúde correto para suas necessidades, então leia com atenção o que este plano de saúde cobre e não cobre no sistema de saúde que você usará.

Também vale destacar que as coberturas do Plano de saúde Hospitalar são as seguintes:

· Internação hospitalar
· Cobertura de transplantes.
· Coberturas de órteses e próteses ligadas aos atos cirúrgicos listados na lista de procedimentos cobertos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.
· Cobertura de cirurgias que necessitem de ambiente hospitalar.
. Serviços, exames e consultas de urgência ou emergência em Pronto Socorro.

Como descrito acima o Plano de Saúde Hospitalar não te dá o direito de fazer exames laboratoriais, consultas e exames clínicos. Ou seja, não cobre: consultas, exames de rotina e terapias. Mas é importante falar que o plano de saúde hospitalar cobre procedimentos de internação e cirurgias, te dando direito a todos exames, lembrando: o direito é apenas durante o período de internação, fora dele esses procedimentos serão cobrados.

Recapitulando para memorizar: Se o seu problema necessita de um hospital, ou seja, é um caso urgente ou emergencial então ele é coberto pelo plano de saúde hospitalar, mas se é algo mais simples, algo que você poderia ir em uma clínica ou uma consulta cotidiana, então ele NÃO é coberto pelo plano de saúde hospitalar, fácil não?

DÊ UMA OLHADA NA TABELA ILUSTRATIVA E TIRE SUAS DÚVIDAS:

O PLANO HOSPITALAR COBREO PLANO HOSPITALAR NÃO COBRE
CIRURGIASEXAMES
TRATAMENTOS DE EMERGÊNCIAEXAMES DE ROTINAS
INTERNAÇÃO SEM LIMITES DE DIASTERAPIAS
EXAMES voltados para internaçãoCONSULTAS

VALE A PENA?

A resposta é subjetiva, ou seja, cada um saberá se o plano de saúde hospitalar vale a pena a partir do seu perfil. Quando falamos sobre seguro há várias particularidades que só você poderá identificar o que é mais importante para sua vida, saúde e situação financeira. 

Se você quer ter um cuidado com sua saúde, mas não tem interesse em pagar um plano de saúde mais tradicional, o plano de saúde hospitalar pode ser uma boa escolha.  Assim como no caso de você se preocupar com os custos de uma internação, mas não se incomodar por pagar por consultas simples à parte. As principais diferenças entre os planos de saúde comuns e os planos de saúde hospitalares, é que, no plano de saúde comum você tem uma cobertura mais abrangente, por um preço mais robusto, já o plano de saúde hospitalar pode ser uma boa opção por ser um convênio médico mais focado e ser mais em conta, podendo chegar a uma diferença 40% menor. E se a preocupação é com a qualidade do tratamento, por um preço semelhante ao do plano completo é possível incluir os melhores hospitais na cobertura do Plano Hospitalar.

COMO CONTRATAR?

Acredito que até agora deu para ter um panorama mais direto e claro sobre o Plano de Saúde Hospitalar e ter um conhecimento mínimo sobre outros planos. A comparação entre eles é importante para que se escolha um convênio médico que se enquadre e adapte ao que mais se encaixe a sua realidade. Se você ainda tem dúvidas para escolher o plano de saúde ideal para você e sua família basta nos chamar que faremos um comparativo para você e uma análise gratuita.

Como já dito, somos uma empresa que está no mercado há 24 anos e podemos ajudar na escolha do plano de saúde levantando os principais pontos que abracem suas necessidades.

Caso ainda tenha dúvidas ou quer saber mais sobre esse assunto ou outros assuntos, escreva para a gente, se desejar um trabalho mais focado nas suas necessidades pessoais, pode nos procurar pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (11) 2473-4689 / (11) 2473-4687 / (11) 97651-6503, lembrando que atendemos todo o Brasil.

Ouça o nosso Podcast

Cansado de procurar um plano de saúde?

Sinta-se livre para nós escrever e relatar o seu caso, vamos te ajudar e entraremos em contato prontamente.