7 Dicas para contratar um bom plano de saúde!

O que você deve saber antes de contratar um plano de saúde.

Você quer contratar um plano de saúde e não sabe por onde começar? Então essa matéria é para você.
Preparamos uma cartilha com as principais dicas para você contratar um bom plano de saúde.
São 7 dicas importantes!

Dica 1- ENTENDA QUAIS SÃO AS FORMAS DE SE CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE.

Essa parte é muito importante, é a partir daqui que você vai entender como funciona a contratação.
Existem três formas de se contratar um plano de saúde:

  • A primeira é através do plano individual ou familiar. Essa contratação é pelo seu CPF.
  • A segunda é através do plano empresarial. Para fazer esse contrato você precisa ter um CNPJ.
  • E a terceira é através do plano coletivo por adesão.
    Esse tipo de contrato é feito de acordo com a sua profissão.

Vamos falar um pouco sobre cada uma.

O primeiro tipo de contratação, que é o plano Individual ou familiar, pelo seu CPF, parece ser o mais fácil certo?
Você liga em uma Corretora de planos de saúde e diz que quer contratar um plano de saúde pelo seu CPF.
Daí a Corretora te apresenta várias opções, você escolhe uma e contrata.
Pois é, só parece fácil…mas a realidade não é bem assim.

Infelizmente existem pouquíssimas opções de planos individuais ou familiares no mercado.
Na maioria das Cidades não tem nenhuma opção de plano individual para contratação.

Aí você se pergunta: Como não tem plano individual? Eu preciso contratar um plano para o meu bebê, que tem um ano ou preciso de um plano para minha mãe, que tem 70 anos…um bebê não tem empresa e uma senhora que já está aposentada também não…

Pois é, infelizmente as empresas de planos de saúde quase não fazem mais planos para pessoa física, pelo CPF.

Isso acontece porque esse tipo de convênio tem o reajuste limitado pela ANS, a agência nacional de saúde suplementar. Esse percentual de reajuste normalmente é menor do que os outros tipos de contratação e por isso as empresas de plano de saúde não disponibilizam esse tipo de contrato.

O segundo tipo de contratação é o plano empresarial. Para fazer esse convênio você, ou alguém da sua família precisa ter um CNPJ.

Esse CNPJ pode ser inclusive o MEI, o micro empreendedor individual. Para fazer o plano pelo CNPJ tem que ter pelo menos duas pessoas no contrato e a pessoa que é dona, ou dono, do CNPJ tem que entrar no plano também.
Na contratação pelo CNPJ tem muito mais opções de planos para você escolher.

E o último tipo de contratação é o plano coletivo por adesão. Funciona assim: vamos supor que você não tem CNPJ e você quer contratar um plano da Sulamérica.

E o último tipo de contratação é o plano coletivo por adesão. Funciona assim: vamos supor que você não tem CNPJ e você quer contratar um plano da Sulamérica.

A administradora não é uma Corretora e também não é uma empresa de planos de saúde, como o próprio nome diz ela é uma administradora, ela administra o seu contrato, então ela cobra de você e repassa o valor para a Sulamérica, por exemplo.

Como esse tipo de contrato é de acordo com a profissão, também entra na negociação algum Sindicato ou alguma associação que tenha convênio com a administradora e o plano tem desconto dependendo da sua profissão ou da sua formação.

Dica 2: TIPO DE ATENDIMENTO DO PLANO DE SAÚDE

Antes de falarmos sobre isso é necessário você entender uma coisa: o que os planos cobrem.
São dois pontos importantes sobre o que um plano cobre: o primeiro é o tipo de atendimento e o segundo é a lista da ANS.

A ANS, como já falamos aqui, também define o que os planos devem cobrir.

São três tipos de atendimento:

  • Atendimento completo
  • Atendimento ambulatorial e
  • Atendimento hospitalar.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

O primeiro plano (e o mais comum) é o plano com atendimento completo.
Esse convênio vai cobrir tudo o que tá nessa lista a ANS. Essa lista possui quase quatro mil procedimentos, mas em resumo, o plano completo cobre:

  • Consultas
  • Exames
  • Procedimentos (como fisioterapia, fonoaudiologia ou quimioterapia, por exemplo)
  • Internações
  • Cirurgias e
  • Parto

O segundo tipo de atendimento é ambulatorial, existem planos só com cobertura ambulatorial, isso quer dizer que esse plano só cobre:

  • Consultas
  • Exames e
  • Procedimentos

O plano com atendimento ambulatorial não cobre a parte hospitalar, então não vai cobrir internação, nem cirurgias e nem parto.

E o terceiro plano é o plano hospitalar. Esse plano é o contrário do plano ambulatorial, como o próprio nome diz o atendimento é só hospitalar, então esse convênio cobre internações, cirurgias e parto, mas não cobre consultas, exames e nem procedimentos.

E o terceiro plano é o plano hospitalar. Esse plano é o contrário do plano ambulatorial, como o próprio nome diz o atendimento é só hospitalar, então esse convênio cobre internações, cirurgias e parto, mas não cobre consultas, exames e nem procedimentos.

Dica 3 – MODELO DE COPARTICIPAÇÃO NO PLANO DE SAÚDE

Nesse ponto também existem duas formas de contratação:
Existe o plano COM Coparticipação e o plano SEM coparticipação.

No plano com coparticipação, você vai pagar uma mensalidade mais barata e depois você vai pagar uma taxa extra para cada procedimento que você utilizar. Quando você passar em uma consulta, fizer um exame ou algum procedimento, por exemplo, você vai pagar um valor a mais para cada utilização.

Já no plano SEM coparticipação, tudo o que você usar está incluído no valor da mensalidade, você não irá pagar mais nada à parte.

E qual plano vale mais a pena? Com ou sem coparticipação?
Essa resposta também depende de vários fatores, se você é uma pessoa que quase não utiliza o plano, se você não tem nenhum problema de saúde e tem o convênio mais para ter uma segurança, o plano com coparticipação pode valer a pena para você.

Mas se você já tem algum problema de saúde e esse problema exige que você faça algum acompanhamento médico com frequência, como exames ou terapias por exemplo, é melhor você contratar o plano sem coparticipação.

Dica 4 – REDE DE ATENDIMENTO E ABRANGÊNCIA DO PLANO DE SAUDE

Se você for contratar um plano de saúde, temos certeza que uma das perguntas que você fará é: ONDE ATENDE?

Cada plano tem uma área de atendimento e cada plano tem uma rede de atendimento diferente. As duas coisas estão ligadas e são importantes você conhecer.

A área de atendimento é a região que o plano vai atender, é chamada de área de abrangência.
A abrangência pode ser local (só na sua Cidade), regional (na região) ou nacional (em todo o Brasil).

Já a rede de atendimento são os médicos, clínicas, laboratórios e principalmente Hospitais que cada plano cobre.

A rede de atendimento é uma parte muito importante na hora da contratação, não importa se você vai contratar um plano regional ou nacional, seja qual for o plano, confira bem se tem médicos, laboratórios e principalmente hospitais perto da sua casa. É importante você ter um hospital de fácil acesso, que você possa chegar rápido se passar mal e precisar de um pronto socorro com urgência, o plano é justamente pra isso.

Dica 5 – CARÊNCIA DO PLANO

Primeiro vamos explicar o que é carência, caso você não saiba.
Carência é um prazo que você tem que esperar para poder começar a utilizar o plano, mesmo pagando a mensalidade.

Aqui entram duas situações: ou você vai contratar o plano pela primeira vez ou você já tem um plano e quer trocar por outro por algum motivo. Vamos falar um pouco sobre cada situação.

Aqui entram duas situações: ou você vai contratar o plano pela primeira vez ou você já tem um plano e quer trocar por outro por algum motivo. Vamos falar um pouco sobre cada situação.

E quais são os prazos de carência?
Mais uma vez, quem faz as normas é a ANS. De acordo com a ANS, os prazos máximos de carência que as empresas podem colocar são:

  • Urgência e emergência – 24 horas.
  • Consultas agendadas – 30 dias
  • Exames, procedimentos e internação – 180 dias
  • Parto – 300 dias e
  • Problemas decorrentes de doenças preexistentes (que são os problemas de saúde que você já tem antes de contratar o convênio) – 24 meses.

Esses são os prazos máximos de carência, mas muitas vezes as Operadoras (que são as empresas de planos de saúde) fazem promoções de redução de carência, mesmo para quem ainda não possui nenhum plano.

Importante: existem duas carências que as Operadoras não reduzem, que são a de parto (300 dias) e a de doenças preexistentes (24 meses).

A segunda situação é a de quem já possui um plano de saúde há algum tempo e já cumpriu as carências do plano. Nesse caso, se você quer trocar de convênio, seja porque você quer reduzir o custo, melhorar a rede de atendimento ou qualquer outro motivo, é possível você entrar no plano novo sem carências ou pelo menos com uma carência bem menor para alguns procedimentos, porém isso depende de várias questões, como qual será o plano novo, qual é o plano atual e há quanto tempo você possui esse convênio.

Se você precisar de ajuda com a contratação, entre em contato conosco, será um prazer te atender.

Dica 6 – REEMBOLSO DO PLANO

Um plano de saúde funciona assim: você paga uma mensalidade, recebe uma carteirinha e quando você precisar ir no médico ou fazer algum exame, por exemplo, você procura quais são os médicos e laboratórios que atendem pelo plano, vai diretamente na clínica e apresenta a carteirinha, correto?

Só que, eventualmente, você quer ir em algum médico que não atende nenhum convênio, daí entra o reembolso. Você vai nesse profissional, paga a consulta e depois solicita para o plano o reembolso do valor que você pagou na consulta.

Não são todos os planos que têm a cobertura de reembolso, alguns planos tem e outros não, então se você já possui um plano e precisa pedir algum reembolso, verifique primeiro se o seu convênio tem essa cobertura.

E se você estiver contratando um plano e tem interesse em ter essa cobertura de reembolso, busque opções de planos que tenham essa cobertura.

DICA 7 – PREÇO

Agora a última dica que vamos dar é sobre o preço

Muitas pessoas que vão contratar um convênio médico querem saber primeiro o preço. E essas pessoas não tão erradas, entendemos perfeitamente.

Porém, o melhor plano para você será aquele com o melhor custo benefício.

Porém, o melhor plano para você será aquele com o melhor custo benefício.

O melhor custo benefício é aquele que tem a maior vantagem pelo menor preço.

Aqui nós somos uma Corretora de Seguros, caso você queira a nossa ajuda para fazer a contratação do seu plano é só entrar em contato, será um prazer te ajudar com a escolha do seu convênio.

Cansado de procurar um plano de saúde?

Sinta-se livre para nós escrever e relatar o seu caso, vamos te ajudar e entraremos em contato prontamente.